Aquilo que (já) aprendi no caminho da publicação



  1. Autores iniciantes têm pouco ou nenhum espaço nas grandes (grandes!) editoras. A exceção: famosos ou escritores com um bom agenciamento literário.

  2. Agentes literários dificilmente atenderão escritores iniciantes que não sejam famosos. Por “famoso” leia ator global, ex BBB, influenciador digital, político, ativista social, meme etc.

  3. Todos os dias, o escritor iniciante amanhecerá com um NÃO tatuado em suas retinas. Então ele poderá chorar copiosamente e guardar seus papeis em uma gaveta. Ou trabalhará duro dando a cara para bater. Eu fiquei com a segunda opção. (Resumo da dica 3: não faça mimimi sobre o mercado editorial. Trabalhe!)

  4. Envie o original para todas as editoras possíveis e imagináveis - pequenas, de autopublicação, sob demanda, alternativas etc. - desde que ele se encaixe na linha editorial da casa publicadora.

  5. Leia o site da editora. Provavelmente, há instruções de como/quando/onde/e afins enviar seu original. Siga as regras.

  6. Tenha cuidado com editoras que só estão interessadas em lucrar com o autor e não dão um feedback honesto sobre a qualidade da obra. Se você escreveu um fiasco, é melhor descobrir isso agora, antes que tenha uma nova dívida e centenas de livros encaixotados em casa.

  7. Use o Google. Use. A. Droga. Do. Google. Não sabe o que é um agente literário? Não conhece editoras perto de você? Não sabe se uma empresa é confiável? Não sabe como organizar o lançamento? Google. Está tudo lá.

  8. Estude sobre marketing e vendas.

  9. Quanto mais rápido você entender isto, melhor: o escritor é o principal vendedor do livro.

  10. Não importa o quão excelente seja a distribuição ou a propaganda da editora, o ponto 9 continuará verdadeiro.

  11. O primeiro livro é muito mais sobre investimento do que sobre lucro.

  12. Antes de ter um livro, tenha leitores.

  13. Para publicar, assim como para escrever, você precisará tanto da cabeça quanto do coração. Não voe manco. Use as duas asas.


Este que está no prelo é apenas o primeiro livro. A jornada da publicação já tem se mostrado muitíssimo empolgante. Espero aprender muito mais e continuar dividindo experiências tão especiais.


Vem comigo, leitor!